1-
Contexto de elaboração
Uma comissão foi criada
com a função de levantar (via e-mail e por escrito) junto aos servidores, de
forma participativa, as necessidades do segmento, o que foi realizado, conforme
síntese apresentada ao Comando Local de Greve dos TA na reunião de 09/07/2012, para
posterior aprovação em
Assembleia Geral.
2-
Justificativas e pauta
local
Considerando que os
últimos dez anos marcaram a educação superior brasileira com os impactos de um
projeto governista de expansão de vagas na graduação, criação de novas
universidades e institutos tecnológicos, entre outras ações expansionistas;
Considerando que a UFTM faz parte desse processo, tendo sido
transformada em 2005 de Faculdade de Medicina para Universidade, o que vem
representando aumento expressivo de suas atividades sem o consequente aumento
do número de servidores e gradativa precarização das condições de trabalho;
Considerando que esse quadro institucional está representado pelo
acréscimo da ordem de 300% no seu número de vagas na graduação, diversificação
da formação dos servidores recém aprovados em concurso público, não mais
limitado à estrutura de assistência à saúde, necessidade de expansão de sua
infraestrutura física, de equipamentos, tecnologia, gestão, planejamento, entre
outras situações anteriormente não evidenciadas;
Considerando, ainda, que se trata de uma nova realidade que vem
trazendo desafios a serem enfrentados e superados, conjuntamente a problemas
anteriores que também não vêm merecendo a atenção devida;
Considerando que os servidores do segmento técnico-administrativo da UFTM
têm sido incansáveis no cumprimento de suas atividades laborais e igualmente
engajados numa luta permanente por valorização, garantia de direitos e
atendimento público de qualidade em educação e saúde na cidade de Uberaba;
Considerando que a luta permanente dos servidores
técnico-administrativos da UFTM no momento se une e se fortalece no engajamento
ao movimento de greve nacional deflagrado em 11 de junho de 2012, em favor de
negociações para uma pauta nacional de reivindicações legítimas a serem
atendidas, entende e delibera que além da pauta nacional, tem uma pauta local
de reivindicações a ser defendida, chamando para o diálogo os atuais dirigentes
da UFTM, numa defesa intransigente da ampliação dos canais democráticos
instituídos e a serem criados dentro do espaço institucional;
Considerando todas essas justificativas, os servidores do segmento
técnico-administrativo apresentam, nessa oportunidade, à Reitoria da UFTM, da
qual se espera a abertura de diálogo para negociação, tendo em vista o estado
democrático em que vivemos, a seguinte pauta local de reivindicações:
a)
Dimensão de Pessoal:
· Implementação das 30h semanais de trabalho para os servidores técnico-administrativos da UFTM, sem redução dos vencimentos. Esta proposta já foi apresentada pelos servidores, sem obtenção de nenhum tipo de retorno, através de abaixo-assinado, protocolado junto a esta Reitoria pelo SINTE-MED. Segundo o Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995 e Decreto nº 4.836, de 9 de setembro de 2003 é facultado ao dirigente máximo do órgão ou da entidade a flexibilização da carga horária semanal trabalhada pelo servidor técnico-administrativo. Esta flexibilização da carga horária semanal já ocorre nas seguintes instituições federais: UFJF, UnB, UFMS, UFSC, UFRN;
· Implementação das 30h semanais de trabalho para os servidores técnico-administrativos da UFTM, sem redução dos vencimentos. Esta proposta já foi apresentada pelos servidores, sem obtenção de nenhum tipo de retorno, através de abaixo-assinado, protocolado junto a esta Reitoria pelo SINTE-MED. Segundo o Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995 e Decreto nº 4.836, de 9 de setembro de 2003 é facultado ao dirigente máximo do órgão ou da entidade a flexibilização da carga horária semanal trabalhada pelo servidor técnico-administrativo. Esta flexibilização da carga horária semanal já ocorre nas seguintes instituições federais: UFJF, UnB, UFMS, UFSC, UFRN;
·
Ampliação
do quadro efetivo de servidores técnico-administrativos da UFTM de forma a
atender a demanda de pessoal, através de concurso público, em conformidade com
a Lei 8.112/1990;
·
Negociação
mais efetiva junto ao governo federal de garantia do aumento de vagas para
técnico-administrativos via concurso público;
·
Tendo
em vista os permissivos legais, que seja reimplantado o registro de ponto
através de assinatura diária, pelo servidor, em folha, extirpando, de vez, o
uso do registro de ponto digital;
·
Efetivação
do Redimensionamento Institucional da UFTM organizado pela PRORH, com ampla publicidade
e transparência à comunidade acadêmica;
·
Fim
das contratações de pessoal terceirizado para exercer atividades na UFTM, tanto
na área administrativa quanto hospitalar, valorizando assim o acesso
democrático de servidores por meio de concurso público;
·
Definição de critérios igualitários e
transparência na concessão de diárias e passagens para técnico-administrativos,
considerando percentual para participação daqueles envolvidos com pesquisa, em
eventos científicos internos e externos;
·
Criação
de Programas de Pós-Graduação strictu-sensu
(profissionais) voltados para os servidores técnico-administrativos;
·
Criação
de Norma ou Resolução que regulamente a participação democrática e igualitária
dos servidores técnico-administrativos na elaboração do Plano Anual de
Capacitação da UFTM. Além disso, divulgar a verba anual para desenvolvimento
destes projetos;
·
Combate ao assédio moral, causa crescente de doenças físicas
e psíquicas dos servidores.
b)
Dimensão de
Infraestrutura física:
·
Criação
de creche infantil, com administração pública, gratuita e de qualidade, em
tempo integral, destinada a servidores docentes e técnico-administrativos e
discentes da UFTM, bem como trabalhadores das Fundações apensas à Universidade;
·
Espaço
de convivência para servidores técnico-administrativos com copa e vestiários, armários
individuais e conforto para o descanso legal, em todos os prédios da
Instituição (CEA, CE, Campus I, HC, ICTE, Biblioteca, etc);
·
Banheiros
privativos para os técnico-administrativos em todos os andares de cada prédio
da Instituição;
·
Construção
de Restaurante Universitário, com administração pública, gratuita e de
qualidade, administrado pela Instituição, para a comunidade acadêmica;
·
Ampliação
e redimensionamento da infraestrutura e dos espaços físicos dos setores da UFTM
para que atendam de forma satisfatória as necessidades administrativas e
acadêmicas atuais da Universidade;
· Reestruturação e renovação do acervo mobiliário da Universidade, com estudo ergonômico a fim de evitar doenças ocupacionais que, além disso, promovam ambientes salubres, com previsão de boa ventilação, iluminação, temperatura e ruído;
· Reestruturação e renovação do acervo mobiliário da Universidade, com estudo ergonômico a fim de evitar doenças ocupacionais que, além disso, promovam ambientes salubres, com previsão de boa ventilação, iluminação, temperatura e ruído;
·
Criação,
em cada campus da UFTM e Hospital de Clínicas, de setor de administração e
manutenção predial (elétrica, hidráulica, serviços, patrimônio, segurança,
etc);
·
Previsão
de estacionamentos em número suficiente de vagas para atender a todos os
servidores técnico-administrativos, em todos os campi da UFTM;
·
Garantia
de acessibilidade a todos os portadores de necessidades especiais nos ambientes
da UFTM;
·
Criação de ambientes específicos dentro dos
Institutos, tais como: Diretoria, Coordenação, Sala de Professores, Secretaria
e atendimento aos alunos;
·
Previsão de espaço adequado e seguro para
descarte de material contaminado utilizado no HC;
·
Atendimento médico adequado e efetivo do
servidor que, durante a jornada laboral, venha a sentir-se mal ou que dele
necessitar.
c)
Dimensão de Segurança:
·
Aprimoramento
dos sistemas de segurança dos Campi, através de permanente capacitação dos
vigilantes, inclusive com especialização em áreas específicas;
·
Exigência
de identificação estudantil, funcional e de demais visitantes da comunidade,
com o objetivo de facilitar o acesso e a convivência segura dentro dos Campi da
UFTM;
·
Aquisição
e implantação de sistemas de segurança em todos os campi, monitorados por
alarmes e imagens para os acessos principais, corredores internos e externos e
para os estacionamentos;
·
Parcerias
entre UFTM e órgãos de segurança pública visando a garantir segurança à
comunidade acadêmica, especialmente em horário noturno, nas proximidades dos
campi;
·
Sistematização, de maneira efetiva, de ações
voltadas à segurança do trabalhador na Universidade, com o objetivo de reduzir
acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
·
Revisão periódica do
laudo de insalubridade e periculosidade dos diferentes setores da UFTM, com observância da exposição ao risco real do ambiente em
que o servidor esteja lotado, bem como das reais atividades exercidas pelo
servidor;
·
Previsão de equipamentos de proteção individual
destinados a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador;
·
Cumprimento
integral da Norma Regulamentadora n° 32;
·
Criação de sinalização interna, proporcionando
facilidade na orientação, visibilidade e fluxo das pessoas dentro dos campi da
UFTM;
·
Melhoria dos sistemas de sinalização de
segurança do trabalho de acordo com as normas regulamentadoras dos diferentes
ambientes de trabalho;
·
Criação de espaços alternativos para recuperação
de pacientes que demandem escolta policial, garantindo, dessa forma, a segurança
de servidores e demais usuários do HC.
d)
Dimensão de Tecnologia
da Informação:
·
Aquisição
e/ou implementação de sistema de gestão universitária com informatização de
qualidade, visando a facilitar e otimizar as atividades desempenhadas nos
diversos setores pelos servidores (técnico-administrativos e docentes) e
discentes da UFTM, oferecendo confiabilidade, eficácia e agilidade nos
processos e nas informações;
·
Melhoria
do sítio da UFTM, possibilitando a constante atualização pelos setores
envolvidos;
·
Readequação
da Rede Interna para que garanta segurança, padronização e back-up constante
dos arquivos criados pelos órgãos da UFTM;
·
Redimensionamento da rede interna – intranet, em
função da expansão da instituição, prevendo, no mínimo, um ponto de rede para
cada equipamento, já preparando toda a malha da rede com margem de segurança
para ampliação;
·
Planejamento
da manutenção, bem como da aquisição de equipamentos e materiais de
informática, com base em diagnósticos das necessidades dos setores, evitando a
ausência de materiais de reposição ou a demora no atendimento às solicitações
recebidas;
·
Levantamento
do fluxo de informações dos diversos setores da universidade, visando a
racionalizar e aperfeiçoar os serviços, a fim de torná-los mais ágeis e
confiáveis.
e)
Dimensão de Gestão
·
Implementação
do orçamento participativo na universidade, conforme compromisso de campanha da
atual Reitoria, visando a dar maior transparência à destinação dos recursos
repassados pelo governo federal;
·
Maior
detalhamento e transparência na prestação de contas e no uso dos recursos
financeiros institucionais;
·
Formalização e transparência do organograma da
UFTM;
·
Estabelecimento de critérios e transparência
para a obtenção de função gratificada através da criação de normas e/ou
resoluções;
·
Divulgação,
com antecedência, no sítio da UFTM, das pautas a serem discutidas no CONSU, e
também das suas deliberações para acompanhamento de toda a comunidade
acadêmica. Utilizar o mesmo procedimento para dar transparência e publicidade
às discussões e deliberações dos demais conselhos da Universidade;
·
Não
adesão à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares);
·
Discussão
de forma participativa e democrática do PDI, PPI e Plano Diretor da UFTM;
·
Apresentação
do Plano de Obras da UFTM e HC à comunidade acadêmica, bem como sua destinação;
·
Inovação
e dinamização da gestão na aquisição, reposição e manutenção de equipamentos e
materiais de consumo, visando a atender de maneira ininterrupta as atividades
dos setores da UFTM, inclusive dos laboratórios;
·
Definição
de rotinas administrativas e gerenciais transparentes e igualitárias que combatam
nefasta prática observada na universidade, em que setores e/ou servidores
considerados privilegiados junto à administração central conseguem
oportunidades e soluções para suas demandas, em detrimento de outros,
desconsiderando os princípios democráticos e imparciais que devem fundamentar a
gestão em todas as suas instâncias.
3-
Encaminhamentos
Tendo em vista a
apresentação da pauta local de reivindicações do segmento
técnico-administrativo da UFTM à Reitoria da Instituição, solicita-se a
abertura de diálogo para negociação de todas as questões, para que os
princípios democráticos sejam, de fato, vivenciados em toda a sua expressão e
importância.
Agora, a categoria
aguarda agendamento de reunião com a Reitoria para apresentação desta pauta.
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