segunda-feira, 25 de março de 2013

Companheira Maria Antônia perde a mãe

Faleceu dona Joaquina Cristina da Silva, mãe da companheira Maria Antônia da Silva. Dona Joaquina está sendo velada na Funerária Pagliaro, localizada na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo ao Estádio Uberabão. Maria Antônia é uma grande companheira de lutas, sendo que já foi inclusive coordenadora do Sinte-Med. Nós, da Coordenadoria do sindicato, estamos consternados com a notícia, e estamos a disposição da companheira. Desejamos a você Maria Antônia, muita força neste momento difícil, e queremos que saiba que tem todo o nosso apoio e carinho. Temos certeza que dona Joaquina cumpriu muito bem seu papel neste plano, e por isto já está bem atendida na sua nova morada. Forte abraço de todos nós da coordenação e funcionários do Sinte-Med. O enterro acontece amanhã, dia 26 de março, às 9h.

Plebiscito nacional sobre a EBSERH



Com o objetivo de informar e envolver a comunidade universitária e usuários dos Hospitais Universitários sobre o significado da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), a Fasubra Sindical está disponibilizando no site da Federação o material do plebiscito nacional sobre a empresa.  
Para a direção da Fasubra, o plebiscito sobre a EBSERH é mais um instrumento que o movimento sindical pode utilizar para ganhar força política e dialogar com a sociedade sobre as consequências da implementação da empresa por parte do Governo Federal. 
A Fasubra sugere o debate em todas as IFES que tiverem um HU, para que todos os trabalhadores e estudantes dessas instituições e usuários possam dar suas opiniões.
A entidade ainda orienta que todas as entidades formem comitês nas universidades para construir o plebiscito.   
Na próxima semana, seguirão pelo correio, os cartazes para divulgação dessa campanha.
_____________________________________________________________________________________________
Fonte: DN Fasubra
Arte do Cartaz: Latuff
Cartaz: Fábio Ferray

quarta-feira, 20 de março de 2013

TCU detecta falhas no controle interno da área de licitações de hospitais universitários

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou fragilidades no controle interno da área de licitações e contratos de seis hospitais universitários. As falhas mais comuns decorrem da carência de pessoal capacitado, bem como da ausência de controles específicos aplicáveis à área de licitação e contratos. O TCU fez uma série de determinações e recomendações específicas no sentido de contribuir para a correção das falhas fragilidades em cada hospital. 
As auditorias foram realizadas nos hospitais das universidades federais do Espírito Santo, do Maranhão, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Rio do Janeiro, e do Triângulo Mineiro. Foi constatado que a maioria dos hospitais não conta com servidores estatutários para as atividades relacionadas à área de licitação e contratos. Em função disso, o trabalho é realizado por estagiários, comissionados ou profissionais terceirizados contratados sem critério objetivo e que não possuem vínculo estável com a administração, o que potencializa o risco de fraudes.
Outro ponto recorrente verificado é a ausência de treinamento específico para funcionários que lidam no dia a dia com contratações nos hospitais. Em muitos casos, sequer há manuais com os procedimentos rotineiros que devem ser observados por esses agentes na condução dos seus trabalhos.
No Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, o TCU verificou que não há órgão de auditoria interna próprio, e os trabalhos de controle na unidade são realizados pela auditoria interna da universidade, que conta com apenas três servidores, incluindo o chefe do setor, para atuar em toda a extensão da universidade. Além disso, o tribunal detectou que as normas ou manuais para a realização das principais atividades envolvidas nas licitações contêm deficiências.
Em relação ao Núcleo de Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam, órgão suplementar da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, o TCU constatou a falta de monitoramento das atividades e do desempenho da área de suprimentos e aquisições, bem como a ausência de canais para recebimento de denúncias e a indefinição de critérios para seleção de servidores com a função de pregoeiro.
No Instituto Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o TCU detectou: insuficiência de treinamento conferido para a utilização do sistema de controle de estoque, carência no quantitativo de recursos humanos, qualificação inadequada de pessoal terceirizado para desempenhar tarefas administrativas e ausência de programa de treinamento para a área de suprimento e aquisições, incluindo a de licitações e contratos.
Sobre o Hospital Universitário Júlio Müller, vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso, o TCU identificou que os servidores envolvidos com as atividades de licitações e contratos não participam com regularidade de cursos de capacitação e atualização nessas áreas. Além disso, o tribunal detectou ausência de normas ou manuais para a realização das principais atividades inerentes a licitações.
No Hospital Universitário Cassiano Antônio Morais, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo, o tribunal verificou falta de monitoramento das atividades e do desempenho da área de licitações e contratos e ausência de regras formais, internas à entidade, para contratação de terceirizados.
Em relação ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o tribunal observou deficiências quanto à segregação de funções no âmbito do setor de licitações e contratos, e ausência de procedimento específico para licitação de maior vulto.
Segundo o relator do processo, ministro José Jorge, as auditorias fazem parte de um trabalho que o TCU realiza em 24 hospitais, distribuídos por 19 estados. A fiscalização foi iniciada após reportagem televisiva revelar esquema de fraudes nas licitações conduzidas no âmbito do Hospital Pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o que espelhou para a sociedade a participação ativa de empresas privadas nessa má prática.
Entre as determinações e recomendações feitas pelo TCU, destacam-se a instituição de regras para a contratação de servidores voltados às atividades de licitações e contratos, de modo a garantir que se pautem pelos critérios da competência e da integridade, e a instituição de cursos e treinamentos de capacitação.

Serviço:
Processo: TC 009.242/2012-0 / TC 009.305/2012-2 / TC 009.380/2012-4 / TC 009.422/2012-9 / TC 010.174/2012-5 / TC 009.580/2012-3
Acórdãos: 411412413414415 e 416 (todos do Plenário do TCU, prolatados em 2013)
Sessão: 6/3/13
Secom – LV
Tel.: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.

Fonte: Portal do Tribunal de Contas da União - (18/03/2013 14:59) 

Agendada audiência com Mercadante

De: "Gabinete do Ministro" <AssessoriaGm@mec.gov.br>
Para: fasubra@fasubra.org.br
Enviadas: Terça-feira, 19 de Março de 2013 8:32:36
Assunto: Confirmação de Audiência FASUBRA

Ao Senhor
PAULO HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS
Coordenação Geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Federais – FASUBRA


Informo que a audiência solicitada com o Senhor Ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante, foi agendada para o dia 21 de março de 2013, às 14h30 (Esplanada dos Ministérios, Bloco "L" - 8 andar - Ed. Sede do Ministério da Educação).
Outrossim, solicito a gentileza de encaminhar a relação dos dirigentes que irão participar da referida reunião.


Atenciosamente,

LEDA MERCIA LOPES
Assessora do Ministro de Estado da Educação
Coordenadora da Agenda


A informação foi encaminhada pelo companheiro Rolando Rubens Malvásio Júnior. 

terça-feira, 19 de março de 2013

Corte de recurso do Governo Federal pressiona HU a aderir à EBSERH


Sem recursos, HU fecha Hospital Dia e Centro Cirúrgico

Com redução no repasse de verbas da União, hospital suspende marcação de consultas
Por Pedro Brasil

O Hospital Dia e o Centro Cirúrgico do Hospital Universitário (HU) da UFJF, localizados no Bairro Dom Bosco, Cidade Alta, e responsáveis por pequenas e médias cirurgias estão com as portas fechadas desde a última quarta-feira. Uma semana antes, no último dia 5, 30% dos atendimentos previamente agendados em duas unidades do hospital - no Dom Bosco e no Santa Catarina- passaram a ser remarcados. Em consequência, a marcação de novas consultas foi interrompida. Dos 142 leitos de pré e pós operatório da instituição, 50 estão fechados, sendo a maioria da unidade do Santa Catarina. A partir de segunda-feira, o almoxarifado da unidade Dom Bosco só funcionará em meio expediente. Conforme anunciado previamente pela instituição, 30% dos funcionários, cerca de cem pessoas, já receberam o aviso prévio. O cenário caótico é reflexo das medidas de contenção de gastos, adotadas depois que as verba federais para custeio da entidade deixaram de ser enviadas pelo Governo federal.
De acordo com o diretor financeiro do HU, Alexandre Magno Mendes da Silveira, no ano passado, o custo para manutenção da unidade hospitalar foi de R$ 35.353.943,20, oriundos de quatro fontes de financiamento diferentes. A mais significativa delas, de R$ 18.980.582, que representa 54% do custeio, é oriunda de acordos definidos pelo reitor da UFJF, Henrique Duque, com o Governo em Brasília. "Esse valor não é certo, depende de acordos firmados nos ministérios. E é justamente essa verba que o reitor conseguiu no ano passado e que está fazendo falta", afirma. Magno confirma que, esse ano, já foram feitos cortes da ordem de 25% sobre o que estava previsto e que ainda podem ser necessários outros ajustes para conseguir fechar a conta, caso o dinheiro realmente não venha.
As dificuldades financeiras do HU começaram a surgir após a UFJF ter se negado a aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), uma empresa estatal de direito privado, criada pelo Governo federal para gerir os hospitais universitários federais. A decisão foi tomada após plebiscito, realizado no fim de 2012, junto à comunidade do HU. No início do mês, o reitor Henrique Duque informou em entrevista coletiva que, a partir deste ano, o custeio dos 46 hospitais universitários do país passou a ser feito pela EBSERH, de forma que os ministérios não repassarão mais verba diretamente aos HUs. "Essa suspensão de repasse não ficou restrita ao nosso hospital universitário", disse o reitor na ocasião, já que as demais unidades que não concordaram em migrar para a empresa também estariam enfrentando situação semelhante.
Antes dos cortes, o HU oferecia 140 leitos e realizava, em média, nove mil consultas por mês, tendo, inclusive, exclusividade na prestação de alguns serviços pelo SUS local, como transplante de medula óssea, ressonância magnética, gastroenteorologia, entre outros.O diretor geral do hospital, Dimas Augusto Tavares de Araújo, disse nesta sexta-feira (15) que o intuito é preservar esses serviços, realizando cortes nos que são ofertados por outros hospitais da cidade. "Vamos trabalhar para que seja uma redução qualitativa, que não atinja a qualidade dos atendimentos."

Residentes fazem protesto e trabalhadores buscam apoio político
A comunidade envolvida com HU viveu uma sexta-feira marcada por reuniões em busca de solução. Pela manhã, residentes e integrantes da chefia médica reuniram-se com o reitor Henrique Duque, no Campus, para manifestar apoio à adesão imediata da instituição à Ebserh. "Entendemos que essa é a única solução viável. A demora na definição atrapalha a formação dos médicos e residentes e, mais importante, impacta de forma intensa o atendimento hospitalar de toda região", afirma a médica-residente do hospital, Luciana Miranda Marcondes.
Ainda pela manhã, membros da Comissão de Defesa do HU se encontram com o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG) para debater a questão."Ele afirmou que vai levar o tema para a Comissão de Saúde e Securidade Social. Buscamos apoio político para reforçar a nossa causa. Já conversamos com o Júlio Delgado (PSB) que sinalizou que irá fazer uma representação junto ao MEC. Na próxima semana, iremos encontrar a deputada Margarida Salomão (PT)", afirmou o membro da Comissão em Defesa do HU, Flávio Sereno.
À tarde, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf), da Associação de Professores de Ensino Superior (Apes/JF) e do Comitê em Defesa do HU, contrários à adesão, encontraram-se com o reitor e o diretor-geral da unidade hospitalar, Dimas Augusto Carvalho de Araújo. "O contratos dos trabalhadores com a Fundação HU termina no dia 31 de outubro. São aproximadanre 430 funcionários. Estamos procurando a melhor alternativa e ouvindo propostas de todos para solucionar da melhor maneira essa questão", afirma Dimas.
Também nesta sexta-feira, o vereador Antônio Aguiar (PMDB) elaborou representação, aprovada em plenário da Câmara Municipal, na qual solicita a intervenção do Ministério Público Federal.


AVHC precisa ampliar quadro de voluntários

Com cerca de 70 mil atendimentos, em dez anos, a Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM, conta com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Uberaba, o que não é suficiente para inúmeras despesas. É que a ação não se restringe somente a atendimentos, já que a AVHC oferece mais de 350 lanches diários. Também atendem mais de 100 crianças mensalmente. 
A sede fica localizada na rua Constituição, 1032, e ali, pacientes do Hospital de Clínicas sem condições de arcar com despesas têm ampla atenção, depois de serem acolhidos nas portarias pelos voluntários, que acabam sendo elos para que os familiares tenham notícias dos internados. Pacientes recebem, desde enxoval para recém-nascidos carentes, passando por lanches, doação de roupas, a corte de cabelo e barba.
Para quem quer ajudar, mas não pode doar tempo como voluntário, pode doar R$ 1 (um real) mensalmente com o pagamento da conta de água. Basta que o interessado preencha um formulário autorizando o Codau a receber o valor para repassar à AVHC.
Vários projetos são implementados dentro da associação, onde voluntários visitam os pacientes com instrumento musical e canto, e na sede há outros, como Artesanato, Fábrica de Fraldas, Atelier de Costura, Cozinha e muitos mais. 
Hoje a AVHC conta com 120 voluntários, mas precisa de aumentar este quadro para conseguir atender às demandas. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (34) 3321-9569. 
A Coordenação do Sinte-Med reconhece o trabalho da associação e apoia. "Vamos ajudar companheiras e companheiros. Esta é uma causa que é de toda a sociedade", frisam os coordenadores.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Prestação de Contas do Sinte-Med é aprovada

Contador Luis Fabiano de Campos durante Assembleia de Prestação de Contas



Na tarde de hoje, 14 de março de 2013, no anfiteatro "A" do Hospital de Clínicas da UFTM, foi realizada Assembleia para Prestação de Contas do Exercício 2012 do Sinte-Med. Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas em relação aos números e relatos constantes do balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício. "O sindicato realiza esta prestação de contas de todos os seus atos, a fim de mostrar como os recursos dos sindicalizados são geridos, de forma transparente e responsável", destacaram os coordenadores do Sinte-Med.
Ainda ressaltaram que a entidade continua firme no trabalho de honrar com os compromissos da categoria, ampliando as conquistas dos trabalhadores nas condições de trabalho e salários, bem como a defesa da independência e autonomia da representação sindical.
A prestação de contas foi realizada pelo contador Luis Fabiano de Campos, da empresa Conbrac Contabilidade Auditoria e Perícia, que presta serviço ao sindicato.
O documento estará fixado no mural do Sinte-Med para que o sindicalizado possa ter conhecimento mais profundo. Aguardamos você lá!!!!!!!!

Durante a Assembleia, representante do Conselho Fiscal do Sinte-Med, André Luis,  também se pronunciou sobre o documento apresentado

Plenária define estratégias e calendário de atividades para a categoria



Após três dias de debates, no final da tarde deste domingo (10), a Plenária da Fasubra Sindical, que contou com 141 delegados representando 31 entidades, encerrou as atividades, aprovando propostas e moções, bem como estratégias da categoria para o próximo período e também a elaboração de calendário.
As principais ações aprovadas após votação pela maioria dos delegados presentes estabelecem o fortalecimento da luta do conjunto dos trabalhadores da Fasubra, com a construção de uma agenda de ação; atividades nos estados com paralisação onde for possível, no dia 19 de março; participação na Marcha da Campanha Salarial 2013 dos Servidores Públicos Federais, no dia 24/4; realização de plebiscito contra a Ebserh; realização dos Encontros Regionais e reforço na base da categoria da campanha pela Anulação da Reforma da Previdência.
Outras decisões tomadas pelo pleno da Fasubra Sindical serão disponibilizadas pela Direção Nacional, em Informe de Direção a ser enviado para as entidades filiadas à federação, nos próximos dias.

Fonte: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

quinta-feira, 7 de março de 2013

Atenção: Assembleia Geral Ordinária!!!!!!!!!

O Sinte-Med convida vocês, trabalhadoras e trabalhadores da UFTM, para Assembleia Geral Ordinária, que acontece no dia 14 de março, quinta-feira, no anfiteatro "B" do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, que fica localizado na rua Frei Paulino, sem número, a partir das 15h. A segunda chamada acontece às 15h30, e independente do número de filiados presentes, serão iniciados os trabalhos. Na oportunidade será feita a prestação de contas anual do Exercício Fiscal de 2012, em conformidade com Estatuto do Sinte-Med.
Contamos com a presença de todos os sindicalizados!!!! 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Sinte-Med na mídia

Clique aqui para ver matéria publicada no Jornal de Uberaba no dia 21 de fevereiro de 2013.

Clique aqui para ver matéria publicada no Jornal da Manhã no dia 22 de fevereiro de 2013.
Procurador da República Thales Messias Pires Cardoso, jornalista Thassiana Macedo e fotógrafo Jairo Chagas
Auditora do TCU Luciene Pereira e jornalista do Jornal da Manhã, Thassiana Macedo


Clique aqui para ver matéria publicada no Abadia Notícia no dia 23 de fevereiro de 2013.

Auditora do TCU, Luciene Pereira concede entrevista à jornalista Allyne Araújo do Abadia Notícia

Procurador da República Thales Messias Pires Cardoso e jornalista Allyne Araújo do Abadia Notícia

Clique aqui para ver matéria publicada no Super 30 Notícias no dia 20 de fevereiro de 2013; e aqui para matéria publicada no dia 22 de fevereiro de 2013.

Também a TV Bandeirantes Minas realizou matéria para a mídia eletrônica. Vejam o vídeo clicando aqui.

Jornalista Pollyana e cinegrafista Elson da Band Minas, entrevistando a auditora do TCU, Luciene Pereira


Jornalista Pollyana e cinegrafista Elson da Band Minas, entrevistando o coordenador da Fasubra Sindical, Rolando Rubens Malvásio Júnior


Jornalista Pollyana e cinegrafista Elson da Band Minas, entrevistando o procurador da República, Thales Messias Pires Cardoso


A rádio JM e rádio Sete Colinas também prestigiaram o evento. O Sinte-Med agradece a todos os profissionais da imprensa envolvidos na cobertura da Audiência Pública, que foi realizada pelo Sinte-Med com o objetivo de debater sobre a EBSERH. O evento foi o grande destaque na mídia impressa e eletrônica naquele dia. Na oportunidade, diversas autoridades estiveram presentes. A palestrante do dia foi a auditora do Tribunal de Contas da União, Luciene Pereira, e a mediadora foi a coordenadora geral do Sinte-Med, Loila Aparecida Rodrigues. Composição da Mesa: Luciene Pereira (auditora do TCU); procurador da República, Thales Messias Pires Cardoso; vice-reitora da UFTM, professora Ana Lúcia de Assis Simões; vereador João Gilberto Riposatti (PSDB); superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM, Luiz Pertili Rodrigues de Resende; presidente da ADUFTM, professor Reginaldo Botelho Teodoro; representante dos discentes da UFTM, Fernanda de Oliveira Souto (aluna do curso de Medicina da UFTM); e o coordenador da Fasubra Sindical, Rolando Rubens Malvásio Júnior.