quarta-feira, 25 de abril de 2012

Este é só um aperitivo!!!













Vou sair do meu papel jornalístico e narrar até mesmo com emoção alguns momentos que fizeram parte da paralisação de hoje. Deveria eu fazer um texto informativo, com constatações, sem entrar muito em algumas questões. Acabei hoje fazendo "parte do movimento", apesar de não ser servidora pública federal. Não sou técnica-administrativa, nem mesmo docente, ou discente da UFTM... Mas a paralisação de hoje fez com que todos tivessem a certeza "para o que vieram". Roubando uma frase do Rolando: "nada acontece sem luta. Ninguém consegue nada sem luta."
Foi isto que vi... Os técnico-administrativos representados pelo Sinte-Med, os docentes e discentes (aqueles meninos sonhadores!!!!) se mobilizando... Juntos!!!!!!!! E é disto que uma luta precisa... União.
Questionada sobre o porquê de apenas poucos docentes estarem ali, a professora Valéria Roque, disse que é preciso cobrar de entidades, como a ADUFTM e Asmed, um posicionamento. Para ela, falta uma ação destas entidades. "Eles foram eleitos para nos representar. Para cobrar, e estamos aqui questionando, quando isto vai acontecer, e dizendo a eles que estamos aqui, prontos para lutar pelos nossos direitos juntos", destacou. Ela, ao lado de Fábio Fonseca, Gustavo Alvarenga, e Patrícia Vieira chamaram os professores à luta. "Queremos que todos venham. De forma pacífica, sem agredir ninguém. Mas queremos provocar a reflexão. Por que não temos apoio da Asmed e ADUFTM???", questionou.
Unidos, docentes e discentes, e lógico, o Sinte-Med, que tanto luta pelo servidor público da UFTM... Sinte-Med de muitos enfrentamentos, e muitas vezes mal interpretado!!!! Assim como o MST, que ao saber da paralisação na UFTM, seguiu para aquele prédio novo, mas sem estrutura física (não é o que interessa???), a fim de se unir aos servidores... Aos gritos de que seus filhos também mereciam ser doutores, o MST deu uma lição... De cidadania... E acima de tudo, de luta e união. "É de arrepiar. Todos nós temos direito de um Brasil melhor. Para os "doutores" como eles dizem, e para o homem do campo. Vamos lutar até o fim. O Sinte-Med quer que todos batam à sua porta e integrem esta luta", finalizaram as coordenadoras Loila Aparecida e Mirtes Reis.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia 25 os servidores públicos federais vão parar

Mirtes Reis e Maria Inês Oliveira foram delegadas de Uberaba no XXI Confasubra

Representantes da Fasubra se reuniram com o secretário de RH do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça na última semana. Os sindicalistas informaram que a categoria está em estado de greve e o prazo limite que será dado ao governo para a conclusão das negociações é o dia 30 de maio. Estas deliberações foram aprovadas em comum acordo entre os mais de mil delegados, dentre eles, 24 do Sinte-Med de Uberaba, no XXI Confasubra que ocorreu este mês em Poços de Caldas.
Os representantes da Fasubra Sindical ainda disseram que a categoria está mobilizada, e que no dia 25 de abril acontece um dia nacional de paralisação.
A representação do governo respondeu que nos dois anos de governo Lula houve avanços significativos da política de reajuste salarial e de reestruturação da carreira. Além disto, o secretário de RH do MPOG, foi categórico em dizer que não há condições em apresentar uma proposta de reajuste no piso, e questionado sobre a possibilidade de um reajuste nos benefícios (vale alimentação), também respondeu com uma negativa.
Os representantes do MEC, presentes na reunião tomaram a palavra e apresentaram a proposta de retornar as atividades da comissão nacional de supervisão da carreira para o dia 22 de maio. A representação da Fasubra rebateu dizendo que era preciso antecipar essa data para início de maio.
Os coordenadores da Fasubra então insistiram que seria fundamental que o governo sinalizasse com uma proposta concreta, pois já foram realizadas várias reuniões e nada de concreto foi definido.
Quanto ao estado de greve, os representantes do governo disseram que se os servidores querem fazer greve, que o façam, mas que as portas estão sempre abertas para o diálogo.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 17 de maio.
A Coordenação do Sinte-Med diz que é preciso mostrar ao governo a força do servidor. “Queremos negociações efetivas e não esta enrolação permanente”, dizem os coordenadores.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fasubra tem nova Diretoria

A nova diretoria da Fasubra Sindical tomou posse depois de cinco dias da realização do XXI Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das IFES, em Poços de Caldas. A posse foi acompanhada por delegados, inclusive os 24 de Uberaba, que enfim conheceram seus novos representantes em esfera nacional.
As votações aconteceram das 10 às 11h do dia 15, domingo, e 14h30 os congressistas já sabiam o resultado.
O placar ficou assim: a Chapa 1 – É hora de ressignificar/CSD – obteve 124 votos; a Chapa 2 – Fasubra Unitária, Classista e de Luta/CTB - ficou com 100 votos. Por sua vez, a Chapa 3 - Oposição Unificada/Vamos à Luta – registrou 470 votos, e finalmente a Chapa 4 (Não temos tempo a perder/Tribo) contabilizou 349 votos. No total, foram 1043 votos válidos, 4 em branco e 16 nulos.
Devido ao critério de proporcionalidade que torna a DN Fasubra um colegiado, coube à CSD dois coordenadores e à CTB 2,40 coordenadores. Já o coletivo Vamos à Luta, ficou com 11,27 diretores, e ao coletivo Tribo 8,37 coordenadores.
Companheiro Rolando Malvásio continua representando Uberaba na Fasubra Sindical


A nova Direção Nacional da Fasubra ficou assim:


COORDENAÇÃO GERAL

Paulo Henrique Rodrigues dos Santos
Janine Vieira Teixeira
Gibran Ramos Jordão

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Cristina Del Papa
Rolando Rubens Malvásio Júnior

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO
Pedro Rosa Cabral
Rosangela Gomes Soares da Costa

COORDENAÇÃO DE APOSENTADOS
Darci Cardoso da Silva
Paulo César Vaz Santos

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E GÊNERO
Diego Gonçalves Rodrigues
Rogério Fagundes Marzola

COORDENAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL
Raimundo Nonato Uchôa Araújo
João Paulo Ribeiro

COORDENAÇÃO JURÍDICA E RELAÇÕES DE TRABALHO
Franscisco de Assis dos Santos
Vanda do Carmo Lucas dos Santos

COORDENAÇÃO DAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS
Neuza Santa Alves
Angela Maria Targino Silva

COORDENAÇÃO DA MULHER TRABALHADORA
Ivanilda de Oliveira Silva Reis
Maria Antonieta Cossio Xavier

COORDENAÇÃO DA RAÇA E ETNIA
Charles dos Santos Batista
Tânia Maria Flores


COORDENAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL
Lígia Regina Antunes Martins
Luís Antônio de Araújo Silva


terça-feira, 10 de abril de 2012

Delegação de Uberaba já está em Poços

O Sinte-Med já está em Poços de Caldas, dentre as diversas delegações que vão participar do XXI Confasubra. Nos próximos dias, os 24 delegados de Uberaba, eleitos em Assembleia, vão debater assuntos de interesse da categoria.
Este ano o tema é “Trabalhadores das IES na Luta em Defesa e Valorização dos Serviços Públicos e dos Movimentos Sociais” e será debatido por cerca de 1100 delegados, no Hotel Golden Park.
O XXI CONFASUBRA é instância máxima de deliberação da FASUBRA, onde serão debatidos temas como conjuntura política e econômica nacional e internacional, previdência, organização e estrutura sindical, questões de gênero, raça e etnia, saúde do trabalhador, relações de trabalho, meio ambiente, comunicação, formação e esporte, EBSERH, Plano Nacional de Educação e negociação coletiva.
Além disto, os delegados também vão eleger durante o evento a Direção Nacional da Fasubra para o biênio 2012-2014, federação esta que atua à frente das lutas dos 170 mil trabalhadores técnico-administrativos das universidades brasileiras.











Fotos acima mostram Assembleia realizada pelo Sinte-Med, quando foram eleitos os 24 delegados que  já estão no XXI Confasubra


Acompanhe abaixo a programação do XXI Confasubra
PROGRAMAÇÃO
10 de abril (terça-feira)
08h às 12h Credenciamento
11h às 12h Almoço
13h – Abertura
14h – Regimento do XXI CONFASUBRA e Aprovação do Estatuto da FASUBRA
15h - Apresentação das TESES
16h às 18h – Conjuntura Nacional e Internacional
19h às 20h Jantar
20h30min – Seguridade Social: Previdência, Aposentados e Saúde do Trabalhador.

11 de abril (quarta-feira)
9h – Educação: Modelo de Universidade
12h às 13h - Almoço
14h às 17h– Organização e Estrutura Sindical
18h – Encerramento do Credenciamento
19h – Jantar
20h – Mesas de Interesse
Ø MULHER Trabalhadora
Ø LGBT
Ø RAÇA (Ações Afirmativas no Mundo do Trabalho)
Ø JUVENTUDE

12 de abril (quinta-feira)
Mesas de Interesse
9h -
Ø Meio Ambiente
Ø Comunicação
Ø Formação
Ø Cultura, Esporte e Lazer
12h às 13h - Almoço
13h30min às 17h30min – Trabalho de Grupos
19h00 às 20h – Jantar
20h30min – Relações de Trabalho: Carreira, Terceirização.

13 de abril (sexta-feira)
Mesas de Interesse
9h -
Ø EBSERH
Ø PNE
Ø Negociação Coletiva
12h às 13h – Almoço
13h30min – Tarde Livre
17h – Reunião dos Coletivos

14 de abril (sábado)
09h – Plenária Final e Plano de Lutas
12h às 13h – Almoço
13h30min às 17h– Continuidade da Plenária Final e Plano de Lutas
18h – Aprovação do Regimento Eleitoral
19h às 20h - Jantar
19h às 22h – Inscrição de Chapas
20h30min – Prestação Contas

15 de abril (domingo)
9h às 11h – Eleição da DN FASUBRA
12h– Apuração dos votos
15h - Posse nova Diretoria (Biênio 2012/2014)
16h - Confraternização